top of page

[ EXTENSIÓN DE SAN ANDRÉS ]

logo-ods-aberto-e1562085500819.png
Sem Título-1_edited.jpg
(PIPEQ) MACKENZIE _ 15_10_2020_A HINTERLÂNDIA COMO PROMOTORA DE ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIM
  • LATTES
  • RESEARCHGATE_branco
  • orcid_edited
  • EMAIL_branco
  • EMAIL_branco
CNPq - Detalhamento de Proposta-1_page-0

A Hinterlânida como promotora de estratégias de desenvolvimento territorial de zonas urbanas degradadas em cidades portuárias na América Latina

Apresentação:
O projeto de pesquisa proposto é complementar ao projeto desenvolvido no Centro de Sínteses Instituto de Estudos Avançados – IEA USP, denominado de “A Hinterlândia como Promotora Territorial de Áreas em Transformação Advindas do Processo de Desindustrialização”, durante o período de 2019 e 2020, o qual versa pela identificação na América Latina sobre os impactos territoriais advindos da falência de infraestruturas, ocasionando diversas zonas degradadas na América Latina.
A pesquisa se coloca como possibilidade para as zonas portuárias e as suas conectividades com os setores urbanos e produtivos, sendo fomentadas através de estratégias que induzem os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” para propiciar redes de interconexão com as cidades e as suas infraestruturas, estabelecendo melhorias nas zonas urbanas degradadas a partir da estruturação e desenvolvimento de “Super Hinterlândias”.
A escolha da temática em questão se baseia devido a importância das zonas portuárias e de sua conectividade com os setores produtivos, de modo como esses se interconectam com as cidades e suas infraestruturas, que ao longo do século XX, principalmente os setores industriais, declinaram economicamente, gerando diversas problemáticas territoriais.
O modelo permite a ampliação de zonas potenciais de densidades, de empregabilidade e ampliação de indicadores de desenvolvimento urbano, devido a essa característica ser geograficamente significativa na América Latina. O recorte se estabelece na conectividade e no macro hub (zona de concentração) possível de interconexão, presente nos principais portos indicados em 2020 pelo CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe).

 

A pesquisa tem como objetivo aplicar estratégias que possibilitem desenvolver cenários projetuais futuros de desenvolvimento das zonas de hinterlândia na América Latina. Promovendo e fomentando redes articuladas entre novas cidades, bordas portuárias de maior competitividade, suporte no macro território por meio da aplicação de ferramentas metodológicas apoiadas na reestruturação de novos ciclos econômicos e território urbanos mais competitivos. Ampliando a capacidade dos setores industriais, capacidades produtivas e urbanas de distribuição advindas desses setores para a geração de novas características dos Hub-Portuários frente as melhorias territoriais

CARTAZ_PSD_RJ.jpg

WORKSHOP ON DESIGN STRATEGIES OF DEGRADED PORT ZONES IN GUANABARA BAY

O workshop acontecerá entre os dias 07 e 13 de Janeiro na Universidade Veiga Filho no Rio de Janeiro como parte da Extensão "Estratégias de desenvolvimento territorial e sócio-econômico das zonas urbanas degradadas da hinterlândia do Porto do Rio de Janeiro – RJ / Brasil"


Acesse a programação

WhatsApp Image 2021-10-21 at 12.08.56.jpeg

WORKSHOP ESTRATÉGIAS DE [RE]ESTRUTURIZACIÓN, DESARROLLO ECONÓMICO Y TERRITORIAL DE ÁREAS URBANAS DEGRADADAS EN REPÚBLICA DOMINICANA

O Workshop ocorreu de maneira presencial entre 22-29 de outubro com os alunos da Universidad Autonoma de Santo Domingo, em Santo Domingo - República Dominicana - e contou com o apoio remoto dos alunos pesquisadores do LabStrategy. Foram desenvolvidas pranchas com estratégias para o território investigado: Puerto de Haina.O trabalho faz parte do Foro Latinoamericano de Ciudades 2021, que ocorreu entre 27 - 30 de outubro.

Confira aqui.



 

EXTENSÃO - SAN ANDRÉS

Estratégias de desenvolvimento de cidades costeiras frente às mudanças climáticas: o caso da Ilha de San Andrés, Colômbia.

Confira aqui.



 

EXTENSÃO SAN ANDRES 2023.png
PRANCHA-1_CASTRO.jpg

EXTENSÃO - CASTRO

Estratégias projetuais de remodelação territorial: o arquipélago e a borda costeira da cidade de Castro no Chile.

Confira aqui.



 

PRANCHA LAB 001 - TRANSPORTE MARÍTIMO SUSTENTÁVEL.jpg

EXTENSÃO - RIO DE JANEIRO

Estratégias de desenvolvimento territorial e sócio-econômico das zonas urbanas degradadas da hinterlândia do Porto do Rio de Janeiro - RJ / Brasil

Confira aqui.



 

LOGO LAB.png
BRASIL_Universidade Presbiteriana Macken
BRASIL_Universidade Veiga de Almeida - R
png-transparent-universidad-la-gran-colombia-armenia-private-university-education-colombia
unnamed.jpg
bottom of page